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Public Affairs

Também conhecidas por Relações Institucionais, compreendem um conjunto de actividades distintas mas, todas elas relacionadas com as diversas formas de influenciar os centros de decisões Políticas, na defesa dos interesses de uma empresa, de uma associação, de uma região ou de um País.
Podemos referir que as Public Affairs constituem um “guarda chuva” de diversas actividades interligadas e transversais a todos os sectores de uma empresa ou instituição, que, para melhorar visualização poderão ser representadas graficamente da seguinte forma:

Public Affairs


Lóbi | Lobbying

Também conhecido por Relações Governamentais e Parlamentares, foi uma actividade mal compreendida durante muito tempo pelas empresas portuguesas. O Lóbi não é mais do que o estabelecimento de contactos com as diversas Entidades Oficiais (Governo, Assembleia da Republica, Administrações), Decisores Políticos e Grupos de Pressão (ONG), através de métodos perfeitamente legais e transparentes, com o fim de dar a conhecer, discutir e defender os interesses dos nossos clientes. O Administrador da Omniconsul é, ele próprio, Lobista acreditado em Bruxelas junto da Comissão Europeia e Parlamento Europeu.
Orgulhamo-nos de ter sido a primeira empresa de Consultoria a trabalhar em Portugal nesta área, exercendo a nossa acção no Lóbi Directo, no Lóbi de Topo e no Lóbi de Base.


Intelligence & Monitoring Legislativo

A busca e análise de informação sensível através do Market Intelligence e a vigilância legislativa, permitem aos nossos clientes entender o processo e o contexto político em que actuam, com vista a poderem definir as estratégias futuras mais adequadas para as suas empresas.


Stakeholders Management

- Gestão das Coalições| Coalition Management

Em certas situações, pode revelar-se vantajoso para um gestor, reforçar a sua posição através da colaboração pontual com terceiros, sejam eles outras empresas do mesmo sector, ONG, aliados naturais ou aliados potenciais.
O estabelecimento destas alianças implica um conhecimento específico de gestão e uma isenção, que beneficie todas as partes envolvidas.
A vasta experiência da nossa Equipa, nesta área constituirá uma boa ajuda, na definição de estratégias adequadas, na coordenação dos parceiros envolvidos e na implementação das acções que forem decididas.

- B2B

Business to Business normalmente identificado pelas siglas B-to-B ou B2B, designa as relações comerciais estabelecidas directamente entre empresas.
Desta prática derivou o Marketing B2B, que possibilita a comunicação directa entre uma empresa com outras empresas, instituições e governos a fim de promover os seus produtos e serviços que por sua vez serão utilizados junto do consumidor final. A Indústria Farmacêutica é um bom exemplo ilustrativo desta prática visto que não vende directamente ao consumidor final e que toda a sua actividade é baseada no B2B junto dos Governos, Hospitais ou Farmácias.
No entanto, outros sectores de actividade actuam simultaneamente no B2B e B2C (Business to Consumer), consoante as situações.
Os nossos especialistas altamente qualificados, ajudarão a encontrar e a definir as oportunidades e as ferramentas mais adequadas para as possíveis actividades de B2B, em alternativa aos métodos mais tradicionais.

- Relações com Decisores | Top Management Relations

Distintas da B2B, as relações com decisores empresariais, permitem criar uma aproximação entre as partes, partilhar informação de interesse e potenciar futuras actuações conjuntas junto do mercado, ou a formação de coalições com o objectivo de influenciar decisões legislativas e/ou politicas. A função dos Consultores em Public Affairs é de ajudar a definir os melhores Targets e tratar dos contactos iniciais e dos assuntos preliminares.


Protocolo

Para qualquer executivo que tenha de se movimentar na esfera política ou a nível da alta administração, é essencial ter conhecimentos de protocolo e do conjunto de regras que devem ser observadas no contacto com as diversas entidades. Estes preceitos são válidos tanto a nível do Protocolo de Estado como do Protocolo Empresarial.
Não se trata apenas de regras de etiqueta ou de civilidade, mas de directrizes, muitas delas que não estão escritas (deep protocol) que orientam o comportamento adequado, tanto no mundo da diplomacia de estado, como na diplomacia empresarial.
Os nossos serviços intervém no apoio aos nossos clientes, tanto em termos de formação como directamente no terreno, em situações específicas com as quais não estejam acostumados a lidar.


Comunicação Estratégica | Strategic Communications

Esta é porventura a área mais abrangente da Comunicação, pois inclui toda a Comunicação Institucional (Corporate), a Imagem Empresarial e a Gestão da Reputação.
A Comunicação Estratégica, está normalmente a montante de uma Campanha de Lóbi, visando criar uma base de "good will" e preparar o terreno de modo a facilitar a acção das futuras campanhas.
A nossa intervenção nesta área tem por finalidade construir e gerir o Capital-Imagem dos nossos Clientes, com vista a proporcionar-lhes uma vantagem concorrencial nos seus respectivos sectores e uma maior notoriedade e credibilidade junto das Entidades Oficiais e restantes Poderes Políticos.
Definimos o posicionamento e as estratégias mais adequadas, quer a nível da Reputação e Imagem Institucional (Corporate), quer das Relações com os Decisores Políticos, preconizando os meios e as acções a empreender mais adequadas com vista a atingir os objectivos propostos.


Gestão de Crise | Crisis Management

Por estar em estreita relação com a Gestão da Reputação, a Gestão de Crise integra também a área de Public Affairs.
Por outro lado, muitas das acções de Lóbi que são levadas à prática, têm a sua génese em situações de emergência, depois da empresa estar sob escrutínio das Entidades Oficiais, dos Reguladores, das ONG e da Opinião Pública.
A Omniconsul foi pioneira também na aplicação da Gestão de Crise em Portugal no início da década de oitenta.
Os nossos Clientes sabem que podem contar connosco para fazer uma gestão interventiva quando uma crise é declarada, ou ainda de forma preventiva para preparar a empresa a enfrentar eventuais crises futuras.

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